Entrar

Questão sobre Vocabulário: Viagem e Meios de Transporte

Espanhol

Originais Teachy

'EM13LGG104'

Vocabulário: Viagem e Meios de Transporte

Difícil

(Originais Teachy 2024) - Questão Difícil de Espanhol

Durante uma viagem de estudos à Espanha, um grupo de alunos do 1º ano do Ensino Médio teve a oportunidade de realizar um projeto fotográfico que explorava não apenas os pontos turísticos icônicos, mas também a infraestrutura de transportes do país. Em uma determinada cidade, eles se depararam com um complexo sistema de metrô, onde as estações e os trens eram nomeados em homenagem a poetas e escritores famosos. O grupo decidiu documentar não apenas a arte e a arquitetura das estações, mas também a rica cultura literária que permeava cada viagem. Em um dos registros, um poema de Federico García Lorca, presente nas paredes de azulejos da estação 'Estación Granada', parecia estabelecer uma relação entre os movimentos dos trens e a passagem do tempo na vida dos viajantes. Considerando o contexto apresentado e o fragmento do poema a seguir, identifique a narrativa conotativa presente na interseção do vocabulário de viagens e do legado cultural dos poetas mencionados, e analise como essa perspectiva pode influenciar a compreensão mais ampla do sistema de transportes estudado.
a.
A perspectiva do poema de Lorca limita a compreensão do sistema de transportes ao seu aspecto estético, desconsiderando o papel prático e funcional do metrô na mobilidade urbana e no cotidiano dos cidadãos.
b.
O fragmento do poema utiliza o trem como uma metáfora para a estagnação das ideias, contradizendo a ideia de que o metrô pode ser um meio de transporte que inspira a criatividade e a aprendizagem.
c.
A narrativa conotativa presente no poema de Federico García Lorca associa o trem ao progresso e à continuidade da vida, simbolizando o metrô como um espaço que difunde a arte e a expressão cultural, enriquecendo a experiência de viajar.
d.
A analogia proposta pelo poema de Lorca sugere que as estações de metrô são locais estáticos, onde a cultura literária se acumula sem interação com os movimentos dos trens ou a vida dos passageiros.
e.
O poema de Lorca descreve o trem como um elemento que perturba a tranquilidade dos viajantes, o que pode ser comparado aos desafios encontrados no uso diário do metrô.

Gabarito:

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Curabitur id consequat justo. Cras pellentesque urna ante, eget gravida quam pretium ut. Praesent aliquam nibh faucibus ligula placerat, eget pulvinar velit gravida. Nam sollicitudin pretium elit a feugiat. Vestibulum pharetra, sem quis tempor volutpat, magna diam tincidunt enim, in ullamcorper tellus nibh vitae turpis. In egestas convallis ultrices.
Emoji eyes

Gabarito

Você precisa ser um professor cadastrado para ver o gabarito

Emoji eyes
Iara Tip

DICA DA IARA

Está montando uma prova ou lista de exercícios?

Na plataforma da Teachy é possível gerar esses materiais automaticamente, sem perder horas buscando por questões 😉

Quem viu essa questão também gostou de...
Questão icon

Questão

Dificuldade Fácil

Fonte:

Is external icon

ACAFE

Interpretação de Texto • 'EM13LGG401'

Questão icon

Questão

Dificuldade Fácil

Fonte:

Is external icon

Teachy

Leia o trecho do poema a seguir e responda à questão: 'Que eu tenha a coragem de ser quem sou, e que o vento leve todas as minhas incertezas.' Neste verso, o verbo 'ter' aparece no presente do subjuntivo para expressar um desejo ou dúvida. Considerando o uso desse tempo verbal no contexto apresentado, qual é a função do presente do subjuntivo na oração destacada?

Verbos: Presente do Subjuntivo • 'EM13LGG402'

Questão icon

Questão

Dificuldade Fácil

Fonte:

Is external icon

Teachy

Leia o trecho do poema abaixo e responda à pergunta a seguir: "De repente, sinto-me só, perdido na imensidão da cidade, entre ruas e avenidas, sob o céu estrelado, em busca de respostas às indagações que me assombram. A cada esquina, um fragmento de memória que me conduz a tempos passados, quando, sem medo, eu caminhava por entre os sonhos da juventude." No trecho acima, identifique a função das preposições utilizadas e escolha a alternativa que melhor explica como elas contribuem para a construção do sentido do texto.

Preposições e Locuções Prepositivas • 'EM13LGG104'

Questão icon

Questão

Dificuldade Médio

Fonte:

Is external icon

Teachy

Durante uma viagem à Espanha, João e Maria encontraram um mapa antigo que indica a localização de um tesouro escondido. Eles precisam utilizar os pronomes possessivos e demonstrativos corretamente para decifrar as instruções. Leia a frase a seguir e identifique qual alternativa está utilizando os pronomes de forma correta: "Esta mochila es _____, pero el tesoro es _____".

Pronomes Possessivos e Demonstrativos • 'EM13LGG103'

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies